sexta-feira, setembro 08, 2006

OldBoy


Este filme é a prova viva de que o cinema Sul Coreano está cada vez melhor, e não me surprenderia nada que daqui a uns anos surgisse um remake Americano, o que me lembra que o remake do Infernal Affairs deve estrear este ano, mas isso é outra história.
Sobre Oldboy o que dizer? É um dos melhores filmes que vi nos últimos anos, é arrebatador, de cortar a respiração. A estória, o modo como a vingança é retratada neste filme é de um pormenor maquiavélico tal, que todo o filme me arrepia dos pés até à ponta dos cabelos. Brutal fisicamente, mais brutal ainda psicologicamente, este é um daqueles filmes a não perder. Foi vencedor do grande prémio do júri em Cannes, e vá-se lá saber porquê, o senhor Quentin tarantino nem era o presidente nem nada, um senhor que nem gosta de filmes alternativos e violentos.
Na minha opinião os filmes deveriam ser vistos sem sabermos nada sobre eles, principalmente filmes como este, mas para os mais curiosos assim muito rápido, posso referir que o filme é baseado no Manga de Tsuchiya Garon e Minegishi Nobuaki e conta a estória de Oh Dae-su, um homem que esteve preso 15 anos sem saber porquê, e quando é libertado parte à procura de respostas e de vingança. Mas será que a vingança retratada neste filme que referi à pouco é a de Oh Dae-su? A grande questão que temos de fazer antes de seguir o seu caminho é: porque é que ele foi preso durante 15 anos? E depois de nos questionarmos, talvez possamos ver que a vingança já tinha começado.
Para saber mais têm mesmo de o ver, isto foi apenas para aguçar o apetite, mas confiem em mim, gostem ou não, ninguém vai ficar indiferente a este filme.

4 comentários:

Francisco Mendes disse...

Um filme que ainda vive bem entranhado na minha contemplação. Soberbo, intenso, arrebatador! Segunda parte de um ensaio cinematográfico memorável do notável Park Chan-wook.

Loot disse...

Ainda não vi o Sympathy for lady vengeance (ainda estou à espera que alguém mo empreste, não quero mencionar nomes não é Lamy?), ouvi dizer que o realizador fez uma trilogia sobre o tema vingança, o sympathy, o oldboy e outro, mas ainda não descobri qual é o outro, talvez ele se tenha enganado.

Francisco Mendes disse...

O outro filme (o primeiro da trilogia) chama-se "Sympathy for Mr. Vengeance".

Loot disse...

Então sempre existe, obrigado.