segunda-feira, abril 30, 2007

The Devil´s Trumpet

Hoje sinto-me "azul" e gostava de partilhar uma bela estória com todos.
Já aqui falei de Batman - Black and White. Adoro todo o conceito desta ideia, que consiste em convidar vários artistas conceituados da nona arte, para criarem mini-estórias a preto e branco sobre o Cavaleiro das Trevas.
Ao todo são quatro livros cada um com cinco estórias e cada estória com oito páginas, esta é do primeiro e é maravilhosa, mas há mais muitas mais.
Infelizmente dá-me a sensação que não é um dos livros mais conhecidos de Batman e por isso partilho este conto com todos aqueles que quiserem ler e leiam, acreditem que vale a pena, confiem que não vai ser um desperdício de tempo e se for afinal de contas também são só oito páginas.
Como está estória nos vai levar pelos caminhos do Jazz e dos Blues escolhi uma música de Miles Davis e John Coltrane para acompanhar "So What". Neste caso em particular tinha mesmo de ser Davis por causa do trompete.
A estória é escrita pelo veterano Archie Goodwin que escreve banda desenhada há já trinta anos e o desenho está a cargo de José Muñoz que já tinha trabalhado em uma BD relacionada também com Jazz de nome "Billie Holiday".

















domingo, abril 29, 2007

E se o Super-Homem fosse Espartano?

sábado, abril 28, 2007

Zeroes



Finalmente um grupo de pessoas com incríveis poderes onde nos podemos inserir.
Eu consigo mexer as orelhas e tu?

segunda-feira, abril 23, 2007

Dia Mundial do Livro

(desenho de Franz Kafka sobre "A Metamorfose")



"Certa manha, ao acordar após sonhos agitados, Gregor Samsa viu-se na sua cama, metamorfoseado num monstruoso insecto. Estava deitado de costas, umas costas tão duras como uma carapaça, e, ao levantar um pouco a cabeça, viu o seu ventre acastanhado, inchado e arredondado em anéis mais rígidos, sobre o qual o cobertor, quase a escorregar, dificilmente se mantinha. As suas numerosas patas, lamentavelmente raquíticas, comparadas com a sua corpulência, remexiam-se desesperadamente diante dos seus olhos.
"O que me aconteceu?"."

Franz Kafka em "A Metamorfose"

domingo, abril 22, 2007

Não sei escrever críticas de filmes, falar de bandas sonoras, avaliar todo o trabalho inerente a um filme.

Mas sei dizer que, na minha opinião, tudo neste filme é uma obra-prima.

quinta-feira, abril 19, 2007

Martian Manhunter - The Others Among Us


O canivete suíço dos super-heróis está de volta, com uma nova série limitada, estou a falar do marciano mais conhecido da DC Comics, o Martian Manhunter.
Porquê canivete suíço? Porque a quantidade de poderes que este herói possui parece nunca terminar. Com total controle a nível molecular da sua estrutura, consegue tornar-se invisível, intangível, aumentar a resistência, a força, a velocidade, é um transmorfo com a capacidade de aumentar e diminuir a sua massa corporal e de regenerar tecido, é um telepata da mais alta ordem, visão de calor, de raios-X, super-visão e acho que está tudo (ufa). Sim basicamente é um tipo verde com os poderes do Super Homem, do Xavier, do Morph, do Deadpool, do Homem Invisivel e do Vision, coisa pouca.


Mas voltemos ao que interessa que é a sua nova estória "The Others Among Us" que pode ser lida nos primeiros oito comics da sua série que já se encontram disponíveis.
Ma'aleca'andra (o seu nome em Marciano) ou J'onn J'onzz para os amigos da Terra é o último sobrevivente de Marte, todo o seu povo foi morto durante uma praga provocada pelo seu próprio irmão.
Desde esses dias tem abraçado a Terra como a sua casa, sendo um dos membros fundadores da Liga da Justiça e tornando-se em um dos maiores heróis da Terra.
A estória começa com alguém a tentar entrar em contacto com J´ohn, pedindo-lhe ajuda. Voando em seu auxílio o nosso herói descobre que se trata de um outro Marciano de nome Roh'Kar, que minutos antes de ser assassinado avisa-o de que existem mais sobreviventes de Marte.
Durante todo o tempo que viveu na Terra J´ohn já se tinha conformado com o facto de ser o único sobrevivente do seu povo, um fardo que tem carregado por muitos anos. Com esta nova descoberta, de que outros além dele sobreviveram à praga que devastou o seu planeta, não vai descansar até encontrar os seus companheiros.
Na sua procura, descobre que são cinco os Marcianos sobreviventes e que se encontram presos algures em Nova Iorque. J´ohn salva-os e mantém-os escondidos do Governo e da Liga da Justiça, pois antes de ser um membro da Liga ele será sempre um Marciano.


Em Marte o seu povo vivia em paz e para os Marcianos muitos dos sentimentos vividos pelos humanos são incompreensíveis, como os sentimentos relacionados ao ódio, no entanto J´ohn sempre viu o "bom" dentro das pessoas e sempre teve fé que com o tempo a raça humana compreenderia que certos sentimentos não são necessários nas suas vidas.
Porém após descobrir que uma organização terrestre tem mantido Marcianos presos com o objectivo de os estudarem e assim criarem uma arma capaz de os destruir, os sentimentos de ódio começam pela primeira vez a ser compreendidos por Martian Manhunter.
J´ohn sempre foi dos membros mais espirituais e sensatos da Liga, provavelmente a razão por ter sido escolhido para uma pequena aparição em "Sandman", e certas peças não batem certo neste puzzle que ele se encontra a desvendar, será que os seus companheiros Marcianos são reais? Ou não passará tudo de um esquema maior na tentativa de o manipular? Descubram em "The Others Among Us".
O argumento está a cargo de A.J. Lieberman e a arte de Al Barrionuevo e Bit. Para todos aqueles que tinham saudades deste herói aqui está a oportunidade de o recordarem.

quarta-feira, abril 18, 2007

Hulk será Edward Norton e Galactus será uma NUVEM???
















Como já todos sabem parece que Edward Norton vai ser o novo Hulk.
Não percebo a necessidade, Eric Bana podia continuar perfeitamente no papel, mas parece que o filme realizado por Ang Lee não foi muito bem recebio. Pessoalmente achei uma adaptação interessante, gostei da forma como Lee abordou a estória, é certo que não é das melhores adaptações (se não tinha-a posto no meu TOP), mas é quanto a mim uma das que valem a pena dar uma vista de olhos, nem que seja rápida.
Quanto a Norton, nada a dizer, é um actor fabuloso que para mim é capaz de fazer o que quiser e se ele quer ser Bruce Banner ele É Bruce Banner. Esperemos é que o resto das pessoas cumpram as suas funções tão bem como Norton cumprirá a sua.















Mas o que é isto???? Galactus representado como uma NUVEM?
Quanto mais nos aproximamos da data de estreia deste filme, mais a minha febre por ele diminui. É certo que sempre soube que não podia esperar muito deste projecto, mas estamos a falar do Silver Surfer e do Galactus, mereciam uma estória bem contada em cinema.
A notícia vem no site aintitcool e espero que seja falsa.

terça-feira, abril 17, 2007

Spider-Man em metamorfose

Before Civil War





















Road to/and Civil War





















After Civil War
O regresso às origens, gosto.

segunda-feira, abril 16, 2007

Civil War (a morte de um Herói)

Com a obra "Salazar, Agora e na hora da sua morte" em destaque na secção "Visuais & Barulhos" (ler post anterior) mais a edição mensal da "Rua aos Quadradinhos", este mês temos dose dupla de BD na Rua de Baixo!!!
Como já todos devem saber um dos maiores ícones da Marvel Comics morreu recentemente, estou a falar do Capitão América.
Este acontecimento não podia passar despercebido e por isso este mês falo da saga "Civil War", onde tudo teve ínicio.
Aviso que o texto conta muita coisa sobre a saga, uma vez que a abordo no âmbito da morte do Capitão América, no entanto o maior spoiler que poderia haver, já foi mencionado em vários jornais, afinal de contas não é segredo nenhum que o Capitão morreu.
Para os que estiverem interessados em ler, cliquem na imagem.

Salazar, Agora na hora da sua morte

Este mês na edição de Abril da Rua de Baixo, destaque especial para a obra de João Paulo Cotrim e Miguel Rocha: "Salazar, Agora na hora da sua morte".
Além de comentar o livro tive o prazer de estar à conversa com o autor João Paulo Cotrim a quem volto a agradecer pelo tempo dispendido. Quem estiver interessado em ler os textos, é só clicar na imagem.
Mudando de área, aconselho também a darem uma vista de olhos à entrevista com Rui Pereira, director do Festival Indie Lisboa 2007 e dos Blasted Mechanism sobre o novo álbum.

Apocalypse VS Black Bolt


Mais um geek post, porque às vezes dá-me vontade.
Lá ia o senhor Apocalypse um dos mais perigosos vilões dos X-Men, estava à procura do Black Panther para lhe limpar o sebo, mas ao invés encontra...o Black Bolt.
Esta imagem faz-me lembrar a cena do primeiro filme dos X-Men em que o Sabretooth diz à storm "Scream for me", adorava que ele dissesse isso a este tipo.
Para quem não sabe o poder principal de Black Bolt é a sua voz Hipersónica altamente destrutiva. Banshee? Black Canary? tudo meninas ao pé deste senhor. O seu poder é tão grande que ele nem pode falar, pois um mero sussurrar pode matar alguém.

domingo, abril 15, 2007

Super Bock Super Rock


O cartaz já está completo e claro que tinham de por as bandas que eu quero ver todas em dias diferentes. Não podia haver um dia com os Arcade Fire, os Scissor Sisters, os The Jesus and Mary Chain e os Metallica? Isso ajudava imenso a carteira.
Até as bandas portuguesas tão separadas os Linda Martini de um lado, os Micro Audio Waves do outro, os The Gift também.
Cube ainda vens a tempo de ver os The Gift, o que me lembra que eles bem podiam tocar aquelas covers de David Bowie e Cure, que são sempre muito bem vindas :)

quinta-feira, abril 12, 2007

Top 10 adaptações de BD ao Cinema

Já tinha ideias de fazer este post há algum tempo, mas comos empre a escolha limitada de um número de filmes que gosto e pior ainda ter de os numerar, é muito complicado para mim.
Tenho de salientar que ainda não vi nem o Ghost World nem o American Splendor, e apesar de reconhecer algum mérito nos filmes do homem aranha, não sou fã, não me cativaram, espero que o terceiro mude isso.


10 - TMNT
Eu sou da velha guarda que tem boas recordações destes quatro amigos mutantes.
Já vi o novo filme e gostei bastante, acima de tudo é entretendimento de alto nível.
É pena o Donatello e o Michalangelo aparecerem pouco, mas em compensação o retrato da relação entre o Raphael e o Leonardo está fabulosa


9 - Road to Perdition
Confesso que já vi este filme há bastante tempo, é possível que mereça um lugar melhor na lista mas como tenho de ordenar isto, fica por aqui.
Este é o filme de Sam Mendes que se seguiu ao maravilhoso American Beauty.
Tom Hanks não está tão violento como na BD, mas a verdade é que a BD é sempre mais violenta que os filmes.
É um filme simples e belo e as recordações que tenho dele são bastante boas por isso merece um lugar num top 10.
Já agora tem Jude Law a interpretar um assassino e um Daniel Craig ainda pouco conhecido.



8 - X2
Apesar do primeiro filme da saga X-men ter algumas das melhores piadas dos três filmes, de um modo geral penso que o segundo filme da saga é o mais completo.
Contém uma das melhores intros deste género de filmes, com uma sequência que mistura acrobacia e teleportação por parte de um dos meus X-Men favoritos, Nightcrawler.




7 - Batman
Não é novidade nenhuma que o filme de Batman teria de estar aqui também.
Para abranger mais filmes optei por mencionar Batman apenas uma vez em vez de colocar três lugares na lista para o primeiro, o Returns e o Begins, se bem que o Begins talvez o colocasse mais ao nível dos X-Men.
Os filmes de Burton são bastante bons, nem sei qual o melhor entre o primeiro e o segundo gostei bastante de ambos. Uma pena Burton não ter prestado mais atenção aos comics se não este filme ainda poderia estar numa posição melhor.



6 - The Crow
O Corvo é um filme por qual tenho muito Carinho. Vi-o quando era miúdo e foi dos que mais me marcou desta lista. A estória trágica de Eric Draven que antes de ser assassinado assiste à violação e morte da sua alma gémea.
Não tão violento como o livro (nunca são como mencionei acima), o Corvo é um filme apaixonante e possui uma daqueles estórias que têm um impacto muito profundo em mim.


5 - V For Vendetta

Muito complicado ordenar os três filme sque se seguem na lista, uma vez que em termos de cinema os considero em níveis muito próximos. Para o fazer tive de criar alguns factores que me ajudassem a decidir.
O grande V tinha de estar aqui, pela primeira vez uma boa adaptação de um livro de um dos maiores escritores de BD de todos os tempos, Alan Moore. Sim porque as anteriores tentativas não resultaram muito bem, "From Hell" até se vê sem problemas, mas o "The League of Extraordinary Gentlemen" é horrível.
Coloquei este filme atrás dos dois seguintes, porque foi o único em que senti falta de alguns momentos que estavam no livro, algo que não aconteceu quando visualizei os próximos dois.



4 - Sin City

Entramos agora nos filmes que não só adaptam como misturam BD e Cinema.
Penso que dificilmente seria possível fazer melhor na adaptação de Sin City.
O filme conta três estórias que podem ser encontradas nos livros "The Hard Goodbye", "That Yellow Bastard" e "The Big Fat Kill".
Mas além destas três conta também uma mini estória (a introdução do filme) de nome "The Customer is Always Right", que pode ser encontrada no livro "
The Babe Wore Red and Other Stories".



3 - 300Cerca de 90% do que está nas BDs de "Sin City", está no filme. Foi este o critério que usei para por "300" em terceiro em vez de "Sin City", ou seja, "300" aventura-se mais no sentido em que conta coisas que não aparecem no livro e que resultam bem no filme.
Acho que são filmes muito diferentes e ambos muito bons. Se as adaptações de Alan Moore não estavam a correr bem, no caso de Frank Miller é precisamente o contrário, até "Batman Begins" não sendo a adaptação de um livro seu, vai buscar muita influência a "Year One".
Se o livro de Frank Miller tivesse movimento, o resultado seria muito parecido ao deste filme. Esperemos que Zack Snyder repita o feito agora em "Watchmen".




2 - A History of Violence
David Cronemberg a adaptar uma BD, o resultado só poderia ser muito bom.
Vi o filme antes de ler a BD e agora sei que este apenas segue o primeiro capítulo do livro (mais ou menos metade do filme) e que a partir daí "voa" sozinho. Gostei disso, do facto de usar a BD não como uma adaptação rígida, mas criar algo diferente a partir do mesmo núcleo.
Um elenco muito bom e um dos grandes realizadores do nosso tempo, o resultado é o segundo lugar nesta tabela.




1 - Oldboy
Baseado no Manga de Tsuchiya Garon e Minegishi Nobuaki, Oldboy foi a grande surpresa do FantasPorto de 2004 (corrigam-me se a data estiver errada).
Não só uma das melhores adaptações de BD, mas um dos melhores filmes de sempre.
Um dos filmes que faz parte da trilogia sobre vingança de Park Chan-Wook.
Altamente perturbador e violento, aconselhado a pessoas sensíveis.


Menção Honrosa: The Fountain

Quando escolhia os filmes para este Top, deparei-me com um problema enorme, o facto de não conseguir decidir qual devia ser o número 1, ou Oldboy ou The Fountain, ambos os filmes são magníficos e em estilos completamente diferentes, impossíveis de comparar. Foi aí que me lembrei, este é um top de adaptações de BD ao cinema, e o Fountain não entra nesta categoria.
Foi Darren Aronofsky que teve a ideia de transmitir esta estória em dois meios diferentes, o do Cinema e o da Banda Desenhada. Nenhum foi baseado no outro uma vez que ambos nasceram praticamente ao mesmo tempo. Mesmo assim não podia deixar de falar deste filme que tem uma ligação forte à BD e é um dos meus favoritos.

terça-feira, abril 10, 2007

Tool - Parabol/Parabola



" We barely remember what came before this precious moment,
Choosing to be here right now. Hold on, stay inside...
This body holding me, reminding me that I am not alone in
This body makes me feel eternal. All this pain is an illusion."

sábado, abril 07, 2007

Influências/Semelhanças #3

Batman

Foi criado por Bob Kane e Bill Finger em 1938.
Além de ser um dos super heróis mais conhecidos no mundo, é o mais usado para escrever novelas gráficas (livros de banda desenhada mais maduros), e qualquer um que já tenha lido Batman, percebe porquê.
Quando Bruce Wayne assistiu ao assassinato dos seus pais durante um assalto, jurou livrar a sua cidade do crime. Ostentando o símbolo do Morcego, tornou-se o protector de Gotham City, ele é o Cavaleiro das Trevas ele é o Batman.
A imagem de Bob Kane era a de um Batman negro, que sentia poucos remorsos pela comunidade criminosa. Infelizmente Bill Finger achava que este personagem precisava de um parceiro e assim Robin nasceu (Damn you Finger!!!).
Após a criação de Robin vieram os verdadeiros tempos negros deste herói, o cavaleiro solitário como o próprio nome diz devia estar sozinho e não ter de andar com um rapazito que se vestia de amarelo, vermelho e verde, cores que não chamam nada a atenção quando se percorrem as ruas de noite.
Felizmente nos anos 70 o escritor Dennis O´Neil fez um esforço para trazer de volta o Cavaleiro das Trevas às suas verdadeiras origens, mas foi Frank Miller com "The Dark Knight Returns" e "Year One" que literalmente ressuscitou o vingador da noite.

Daredevil

Criado em 1964 por Stan Lee e Bill Everett.
Na sua primeira aparição usava um fato amarelo e vermelho, mas não demorou muito até que o amarelo desaparecesse por completo.
Matt Murdock, não é o que eu chamaria de uma "rip-off" do Homem Morcego, porém as semelhanças entre os heróis são algumas.
Se Batman é o Dark Knight da DC Comics, Daredevil é sem dúvida o Dark Knight da Marvel.
À semelhança de Bruce Wayne o seu pai é assassinado quando ele ainda era uma criança e após terminar o curso de direito, torna-se também um vingador nocturno com a missão de proteger a sua cidade do crime.
Em termos atléticos não pussui nenhum super poder, como Batman é apenas um homem sozinho a lutar por um mundo melhor. Mas dizer que Daredevil, não pussui nenhum poder é completamente errado.
Certo dia ao salvar um homem cego de ser atropelado por um camião, uma substância radioactiva atinge-lhe os olhos cegando-o. Como é normal acontecer quando se perde a visão, os restantes sentidos tentam compensar aumentando a sua sensibilidade. Mas algo mais mudou na vida de Matt, graças aos compostos radioactivos do líquido que o cegou, ele ganhou um "sentido radar", que lhe permite "ver".
Este sentido funciona como um sonar similar à ecolocalização utilizada pelos morcegos, mais uma curiosa associação a Batman. Cheguei a ler em tempos que ao contrário dos morcegos, Matt não precisa de produzir som para a partir do "efeito eco" conseguir visualizar os objectos, usando para esse efeito o som do ambiente que o rodeia. Desconheço no entanto se esta explicação é rigorosa e caso seja se ainda se mantém ou se foi modernizada nos tempos que correm.
Para terminar tenho de falar de Frank Miller, que não tendo criado nenhum dos personagens em questão estará sempre associado a eles.
É graças a Miller que Daredevil é hoje um dos personagens mais influentes da Marvel e é a ele quem temos de agradecer pelo verdadeiro "Regresso do Cavaleiro das Trevas".
Cliquem nas imagens para mais informações sobre estes dois heróis.


Nota: Algumas informações como por exemplo as datas foram retirados do site da wikipédia.

domingo, abril 01, 2007

Último episódio de Lost?



Um vídeo muito divertido sobre o último episódio da série Lost.
Obrigado ao blog Vila Espanca que foi onde descobri esta preciosidade.