sexta-feira, janeiro 30, 2009

Samuel Úria - Em Bruto

Em 2008 Samuel Úria lança o EP “Em Bruto”. Nas palavras do próprio trata-se de uma “compilação de temas marginais e desalinhados”. No fundo estamos perante uma breve retrospectiva da sua carreira que acaba por funcionar como uma entrada para o prato principal que chegará este ano com o seu novo álbum.
A canção “Segreguei-te ao Ouvido” não é mais do que um breve aperitivo que abre as hostes para Samuel Úria entrar em modo neo-retro-redneck em “Teimoso”, uma das minhas predilectas, gravada para o programa “Portugália” de Henrique Amaro na Antena 3. De seguida, surge a vez de “Ossos do Oficio” o seu momento “António Variações” onde utiliza um sample da autoria dos Hot Chip. Na recta final temos “Barbarella e Barba Rala”, uma das mais populares, que antecede “Tigre Dentes de Sabre” uma canção composta para Tiago Guillul e a escolhida para fechar em glória esta compilação.
Este EP é mais um lançamento com o selo da Flor Caveira. Esta editora, juntamente com a Merzbau e a Amor Fúria têm crescido a olhos vistos, sendo responsáveis por alguns dos projectos mais interessantes que têm nascido na música portuguesa. Uma nova vaga de folclore e rock n´ roll está a emergir em Portugal e aconselho a todos a estarem muito atentos ao trabalho destas editoras caso não a queiram perder.
O único aspecto negativo que tenho a apontar a “Em Bruto” é a sua curta duração de 16 minutos, que nos deixam a roer as unhas pelo seu próximo trabalho. Produzido pelo autor, por Tiago Guillul e por João Eleutério, foi quanto a mim dos trabalhos mais interessantes do ano passado e merece sem dúvida todos os elogios que tem recebido. Em jeito de conclusão aproveito para salientar que Samuel Úria é definitivamente um dos melhores e mais divertidos cantautores que surgiu em Portugal nestes últimos anos.

Publicado na edição de Janeiro/Fevereiro da revista "The Sound Of A New Generation".

6 comentários:

Maria del Sol disse...

O verdadeiro Johnny Cash de Tondela, é o maior!

Mal posso esperar pelo lançamento do álbum... :)

Loot disse...

Ah e tenho de te agradecer pelo Ep :P
Muito obrigado pela introdução a este "novo mundo" ;)

cláudia lomba disse...

Mas que bem! Eu cá acho que o mal do ep é não ter um booklet com mais... informação (leia-se fotos).
E não conhecia a webzine (é ou também é publicada em papel?).

Loot disse...

ahah pois confesso que isso foi algo que não me passou pela cabeça :P

E a webzine não é publicada em papel.

Menphis disse...

Tenho de começar a seguir mais de perto esta nova vaga da música tuga ;) um abraço

Loot disse...

Vale a pena ;)

Abraço