quarta-feira, janeiro 27, 2010

Moonspell na FIL 23/01/2010

No passado Sábado decorreu na Feira Internacional de Lisboa (FIL) aquele que terá ficado apelidado como "O Dia do Metal". A FIL pretende novamente dinamizar o seu espaço para concertos e os escolhidos para abrirem as hostes foram os "Moonspell" que aproveitaram o convite para desenvolverem um dia dedicado a este género musical/filosofia de vida que é o Metal.
Assim sendo a FIL tinha as portas abertas desde as 17:00 e para além do habitual merchandising, havia também uma curta exposição de fotografia e encontravam-se marcadas uma conferência e a exibição do documentário "Global Metal", da qual apenas vi o final altura em que entrei no pavilhão.
Às 21:00 entram os "Opus Diabolicum" uma banda de violoncelos e percussão de tributo aos "Moonspell". A qualidade das músicas e a prestação, muito empolgada, da banda conquistou rapidamente a atenção do público. Temas como "Luna" e "Opium" fizeram parte do alinhamento, mas foi com "Alma Mater" que conseguiram o momento mais alto do concerto, colocando o público a entoar o refrão: "Virando as costas ao mundo/ Orgulhosamente sós/ Glória antiga volta a nós/ Alma Mater".
O espectáculo continuou no palco principal com outra banda convidada pelos "Moonspell" os maquinais "Bizarra Locomotiva". Uma escolha acertada, pois são uma banda com uma grande presença em palco que nos proporciona sempre um espectáculo cheio de energia e visualmente peculiar. Rui Sidónio continua igual a si próprio ostentando o seu peito portentoso e com apenas umas ligas pretas nas pernas que iam sendo arrancadas ao longo do concerto. No final pouco faltou para Sidónio sair do palco completamente, como diria Bruno Aleixo, pélado.
O concerto contou também com a participação de Fernando Ribeiro que subiu ao palco para cantar "Anjo Exilado" incluída no último álbum dos "Bizarra", "Álbum negro".
Pouco depois das 23:00 chega a vez dos anfitriões. O concerto começa com "At Tragic Heights" e "Night Eternal" ambas do último trabalho da banda, que são seguidas por "Finisterra" e "Memento Mori" de "Memorial" um dos meus álbuns favoritos deles e cujos temas deixaram o público ao rubro.
Depois de "The Southern Death Style", Fernando Ribeiro volta a lembrar que irão tocar alguns temas mais antigos e esquecidos dos concertos e para perdoarem qualquer erro que possa ocorrer. Alguns desses escolhidos foram "Soul Sick", "Herr Spiegelman" e "Magdalen". Confesso que quando ouvi pela primeira vez esta afirmação pensei que "Wolfheart" ia ser dos mais beneficiados, o que não foi o caso, talvez porque é um álbum que marca sempre presença ao vivo, ora não fossem "Vampiria" e "Alma Mater" canções indispensáveis num concerto dos "Moonspell" que definitivamente não seria o mesmo sem elas. "Alma Mater" é aliás um dos maiores clássicos do Metal nacional.
Durante o concerto não puderam faltar canções como "Everything Invaded", "Scorpian Flower", "Luna", "Nocturna" e obviamente esse grande tema que é "Opium" o qual colocou a FIL inteira (ou quase) a declamar Álvaro de Campos.
Antes de finalizarem com "Alma Mater" houve tempo ainda para invocar "Mephisto" com grandes jactos de chamas a saírem do palco remetendo-nos para a imagem clássica do Inferno.
Para o encore estavam ainda guardadas algumas surpresas, começando pela voraz "In And Above Man" e seguida por "From Lowering Skies" do mesmo álbum ("The Antidote").
O momento mais inesperado e também um dos mais belos do concerto surgiu quando Fernando Ribeiro revelou a ideia em se criar um álbum acústico de Moonspell e que iria testar a força de um dos seus temas ao vivo, tocando "Os Senhores da Guerra" a cover dos Madredeus que pode ser encontrada em "Darkness and Hope".
Para terminar não podia deixar de faltar "Full Moon Madness" uma daquelas canções que se tornou a alma da alcateia que são os "Moonspell".
Esperemos agora que para além de mais bons espectáculos que a FIL nos venha a proporcionar na música, que este dia do Metal tenha sido também o primeiro de muitos.

A título de curiosidade criei uma sondagem para saber qual o álbum mais popular dos "Moonspell".



Encontrei o vídeo no Youtube e é da autoria de Ivo.

4 comentários:

El Mo disse...

Wolfheart, of corse ;)

csa disse...

Mas que maravilha!
Quem me dera lá ter estado.
Gostava muito de ouvir os Moonspell ao vivo, mas teria de ser no Porto, porque ir a Lx raramente é compatível com os meus afazeres profissionais.
Fico à espera dessa oportunidade. E se fosse no formato descrito neste post, ainda melhor! :)
Quanto aos Bizarra Locomotiva, vou ouvi-los no Coliseu do Porto, no dia 6, a fazer a primeira parte do concerto dos Fields of the Nephilim. Miam! :)

Ricardo Fernandes disse...

miudo! estou de volta!

Loot disse...

El Mo: O Wolfheart é sem dúvida alguma dos melhores, GRANDE álbum :D

csa: Depois tens de me contar o que achaste dos Bizarra, o som deles é pesado mas na onda do industrial. Não conheço outra banda cá como eles (o que não quer dizer que não haja claro).
Acho que vais gostar ;)
bjs

Ricardo: Quem é vivo sempre aparece :P
Já lá vou