segunda-feira, fevereiro 13, 2012

O Incal I: O Incal Negro

"O Incal Negro" é o primeiro volume da saga "O Incal" e aquele que deu a conhecer pela primeira vez o universo que viria a ser apelidado de "Jodoverso".

A acção desenrola-se num universo completamente distópico. John Difool é um detective de classe-R cujas maiores preocupações na vida é arranjar dinheiro para tabaco e prostitutas. No entanto a sua vida dá uma volta de 180ºC quando recebe pelas mãos de Berg (uma raça de aliens que reside numa galáxia próxima) aquilo que viria a descobrir tratar-se do Incal, um artefacto de imenso poder e que aparentemente tem uma missão para ele.

Difool tem como animal de estimação uma "gaivota de cimento" chamada Deepo. Após ter escondido o Incal dentro de Deepo este ganhou a habilidade de falar e parece vir a tornar-se um parceiro indispensável. Difool por sua vez é um louco cobardolas e digo louco porque as personagens principais desta saga são baseadas em cartas de Tarot. Sendo assim John Difool, até pelo trocadilho do nome, se nota ser inspirado na carta do louco (The Fool).

Perto do final deste volume surge a revelação de que existe um outro Incal, porque todas as moedas têm duas faces, o Incal Negro. Depois de Difool ter conseguido escapar de um grupo de corcundas do presidente (sim os guarda-costas do presidente são corcundas) vê-se agora na cidade Tecnos no meio dos adoradores do Incal Negro.

Para piorar o seu destino Tanatah, líder do grupo rebelde Amok, chantageia o maior mercenário deste Universo, o Metabarão, para que este lhe traga o corpo de John Difool. Pertencente a este grupo está também Kill "cabeça de cão", um mutante que quer vingar-se por Difool lhe ter disparado contra a orelha durante uma daquelas festas que termina em tremendas orgias.

Desde aliens a mutantes, desde o governo corrupto aos membros da cidade Tecnos, são muitas as facções a mostrarem interesse neste misterioso artefacto que dá nome à série e todos parecem conhecer mais sobre ele do que o nosso herói.

Um universo riquíssimo da autoria de Jodorowsly e Moebius. A título de curiosidade a personagem do Metabarão esteve nomeada no torneio de personagens de BD Europeia.

2 comentários:

Nuno Amado disse...

Agora tens de ler os outros!
:D

Abraço

Loot disse...

O maior problema destes livros é arranjá-los.

Felizmente o Incal tenho completo :)

Já a casta dos metabarões comprei o 1º da Vit. BD e agora não sai nem há planos para sair o resto...