quarta-feira, agosto 22, 2012

The Great Gatsby


Este era um daqueles livros que queria ler há mesmo muito tempo, por várias razões: porque é uma obra amplamente conhecida e referenciada, porque queria conhecer a história de Gatsby e a escrita de Fitzgerald ou até mesmo porque D'Angelo fala do livro na segunda temporada de "The Wire". A questão assolava-me, quem é este Gatsby? De onde vem? E porque é que parece susciptar tanto fascínio nas pessoas. Pois bem, questões respondidas.

Gatsby turned out all right at the end; it is what preyed on Gatsby, what foul dust floated in the wake of his dreams that temporarily closed out my interest in the abortive sorrows and short-winded elations of men

O livro é narrado pela personagem Nick Carraway, um jovem veterano da 1º Guerra Mundial que se muda para  West Egg, Long Island. A casa que aluga é justamente ao lado de uma portentosa mansão onde são dadas as maiores e mais regulares festas da actualidade, cujo anfitrião e morador é, nada mais nada menos, do que Jay Gatsby.

Estamos no início dos anos 20, mais especificamente 1922, uma altura prolífica para os Estados Unidos economicamente falando e também a idade do Jazz, foi nesta altura que o género se insurgiu em força no país, espalhando-se pelo resto do mundo. F. Scott Fitzgerald, como até pode ser visto no último filme de Woody Allen, era um contemporâneo destes anos e um ávido conhecedor e participante da vida boémia da altura. Para conhecer uma época. não há nada como ter vivido nela e por isso o autor está em casa quando escreve "The Great Gatsby".

Everyone suspects himself of at least one of the cardinal virtues, and this is mine: I am one of the few honest people that I have ever known

Após conhecermos um pouco melhor Nick, não demora muito a este começar a participar nas festas do excêntrico e misterioso milionário que tem como vizinho, acabando, eventualmente, por travar conhecimento com o mesmo. Claro que nada disto se trata de uma coincidência, não há frutos do acaso no que toca a Gatsby cujo plano de vida foi delineado com tanto afinco e dedicação. É, apesar de tudo, um homem de imponente resolução e transformação.

Como e de onde surge Jay Gatsby? À primeira vista um veterano da 1º Guerra e um homem de Oxford. Um milionários por herança? ou talvez por contrabando, estamos afinal de contas no tempo em que saiu a lei da proibição da venda de álcool no país e que fez tantos enriquecer tão depressa. Para alguns Gatsby pode ser até um assassino, ilações que acabam por não passar de boatos, mesmo que acidentalmente tivessem pisado na verdade.

Uma coisa é certa, Gatsby - que personifica o sonho americano - provou-se um homem diferente do que esperava e com um objectivo muito mais sonhador do que antecipava. E num tempo (se não em todos os tempos) em que as pessoas vivem de ilusões e aparências, Gatsby consegue destacar-se dos restantes. Destaque esse que provém não da honestidade, mas de uma força colossal das suas ilusões, um poder tal que faz com que o maior iludido seja, tragicamente, o próprio.

They're a rotten crowd....You're worth the whole damn bunch put together

As descrições tanto espaciais como emocionais não deixam margem para dúvidas de que estamos perante um grande escritor. Porque há grandes contadores de histórias e grandes escritores e Fitzgerald é ambos. Há sempre um qualquer prazer nas suas frases, uma riqueza nas suas frases que nos fazem sentir e tremer como só um grande maestro das palavras consegue.

O livro é dedicado, como só podia ser, a Zelda, esse grande amor do autor. Para escrever "The Great Gatsby" é preciso conhecer o poder e a loucura provenientes das grandes paixões, repetindo-me, o autor estava a jogar em casa.

There must have been moments even that afternoon when Daisy tumbled short of his dreams -- not through her own fault but because of the colossal vitality of his illusion



Sem comentários: