quinta-feira, outubro 11, 2012

BD ao Forte


“BD ao Forte” é o nome de um novo festival que tem por objectivo desenvolver várias actividades relacionadas com a Banda Desenhada. A organização está a cargo de André Oliveira e irá decorrer, em parceria com a Liga do Combatente e durante dois meses (de 13 de Outubro a 15 de Dezembro), no Forte do Bom Sucesso (Belém, Lisboa).

O projecto surge no âmbito da primeira edição da Trienal Movimento Desenho DESENHA’12, um evento partilhado por dezenas de instituições que se debruça sobre as mais variadas vertentes e abordagens do desenho em Portugal.

Do festival fazem parte vários workshops sobre os mais variados temas dentro da BD:

  • Masterclass: Análise Formal da BD, por Pedro Moura;
  • Masterclass: BD Experimental, por Pedro Moura;
  • Animação à Leitura, por Pedro Leitão; 
  • BD: do esboço à arte-final, por Fil;
  • Masterclass: A legendagem na BD – Um importante instrumento narrativo, por Mário Freitas;
  • Masterclass: Escrita para BD – linguagem e forma, por Mário Freitas. 
Estarão também presentes várias exposições: “Combatentes – As várias faces do soldado português”, que conta com 10 ilustrações de soldados nacionais; “Antes da BD – Os primeiros passos nas pranchas de 24 autores”, onde são apresentados um conjunto de esboços, layouts, apontamentos e ideias de vários artistas nacionais; exposição sobre a ilustradora Susana Resende, que consiste numa série de ensaios rápidos e expressivos.

Há ainda apresentações, lançamentos de projectos e uma feira de BD, que contará com a presença de alguns autores no decorrer das sessões de abertura e encerramento.

 Texto publicado na Rua de Baixo.

Sem comentários: