quarta-feira, outubro 03, 2012

Mientras Duermes



Em 2007, Jaume Balagueró e Paco Plaza trouxeram-nos do nosso país vizinho "Rec", uma obra de terror a ter em consideração. O filme explora conceitos já amplamente usados, mas soube juntá-los e criar uma peça com identidade. "[Rec]" tinha uma dose de claustrofobia e tensão que já não via há algum tempo, fiquei imediatamente fã desta dupla.

Seguiu-se em 2009 "[Rec]2" que por seguir as pisadas do anterior, perde a sensação de "novidade". É um filme bem executado, mas que acrescenta pouco, ainda assim uma proposta com interesse para os fãs do género. A partir daqui os dois realizadores espanhóis seguiram por caminhos diferentes.

Paco Plaza continuou a investir no mesmo filão e trouxe-nos este ano "[Rec]3". Não o vi ainda e apesar de não ter grande pressa para o fazer, gostei do facto de seguir um estilo diferente dos anteriores, afinal de contas, aquele prédio já merecia descanso.

Para mim muito mais apelativo foi o caminho seguido por Jaume Balagueró com este "Mientras Duermes" de 2011. Já agora, ambos os filmes tiveram exibição no "Motelx" deste ano.

Balagueró mantém-se no terror, mas num registo totalmente diferente dos seus filmes anteriores. Em "Mientras Duermes" o terror não é tão imediato nem visual, mas muito mais psicológico, onde a tensão volta a ser um dos pontos fortes deste realizador. Não provocando o mesmo número de sustos que "Rec", é outro tipo de filme, acaba por ser muito mais assustador - certamente muito mais macabro - simplesmente por lidar com monstros reais.

A história centra-se em César um porteiro com a incapacidade de ser feliz e onde a única coisa que o faz levantar de manhã é o seu árduo trabalho em ter todos os inquilinos infelizes. Se pensarmos que o perigo tem as chaves da nossa casa então todo o sentimento de conforto associado ao lar desaparece num segundo.


Adenda: Ao contrário do que pensava Jaume Balagueró continua envolvido nos filmes [REC] e será o responsável pelo quarto capítulo.

Sem comentários: