quarta-feira, janeiro 30, 2013

12 Angry Men


"12 Angry Men" é um daqueles filmes que mal o terminamos de ver, apetece-nos imediatamente ir a correr até à nossa lista de filmes favoritos, para o adicionar à mesma.

Trata-se de uma obra impressionante que decorre quase exclusivamente numa sala com 12 pessoas. Os 12 em questão encontram-se a discutir um caso de homicídio e têm a árdua tarefa de dar a liberdade ou a "cadeira" (não há outra opção aqui) ao réu. O caso parece de resolução bastante simples ou não entrassem na sala os jurados a falarem como se já estivesse tudo decidido. Todos, excepto um, aquele que é interpretado por um carismático Henry Fonda (excelente prestação) e o primeiro a mostrar-se hesitante em tomar uma decisão de vida ou morte em tão poucos segundos.

O que parecia algo simples, desenvolve-se num  pormenorizado estudo criminal, onde as personalidades dos jurados se vão revelando ao longo do tempo. Os ânimos tornam-se por vezes demasiado acesos e aqui o excessivo calor não ajudou, um calor sempre bem presente e vincado ao longo do filme.

A decisão do júri no tribunal americano, não é tão abordada na ficção como os célebres duelos entre os advogados durante um julgamento, por isso "12 Angry Men" é também uma proposta fora do comum, e que nos mostra esse outro lado de uma forma exemplar. É também um daqueles casos em que com tão pouco se faz tanto.

Aquele final - de certa forma uma intervenção - fecham esta história de forma sublime. Todo aquele entregar final de Lee J. Cobb é a conclusão derradeira para um dos melhores dramas que vi. Com argumento de Reginald Rose é mais uma pérola realizada por Sidney Lumet.

4 comentários:

Jorge Teixeira disse...

É genial sim senhora. Daquelas pérolas da sétima arte que toda a gente não devia deixar passar. Costumo aconselhar este filme a toda a gente, mesmo aos menos entendidos e menos envolvidos pelo cinema, porque acredito que qualquer pessoa irá gostar deste sublime e interessante argumento. Muito bom.

Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo

Loot disse...

Nem mais Jorge, é precisamente isso que tenho feito, aconselhar o filme a tudo e todos, porque acredito que todos (ou quase) irão gostar :)

Abraço

Jubylee disse...

Este está a pedir uma nova visualização. Já o vi há tantos anos, que já me esqueci de muita coisa. Mas uma boa referência :)

Loot disse...

É um daqueles filmes que mal acaba, apetece logo voltar a ver :)