quarta-feira, março 20, 2013

Fairy Quest: When 1984 meets Fabletown


"Fairy Quest: Outlaws" é a BD mais recente do argumentista Paul Jenkins e do desenhador Humberto Ramos. Há três coisas que quero salientar brevemente neste livro.

A primeira já mencionei no título. Qual a probabilidade de o livro que pegasse a seguir ao "1984" ser uma clara inspição vinda da história de Orwell? Pensei que não seria grande, mas para meu espanto aconteceu. Em "Fairy Quest: Outlaws" as fábulas vivem em comunidades e são forçadas todos os dias a reproduzirem as suas história sem nunca se poderem desviar das mesmas. Caso o façam serão severamente castigados por Grimm o ditador lá do sítio. Para manter as fábulas na linha Grimm conta com uma força policial chamada "Think Police" - numa clara alusão à "Tought Police" de "1984". Em casos mais drásticos as fábulas mais rebeldes sofrem lavagens cerebrais, esquecendo tudo porque passaram e retornando aos seus papéis, mais uma vez a influência da obra de Orwell é mais que notória, é a base de toda a história.



Em segundo lugar venho salientar que este é mais um projecto nascido graças ao Kickstarter, uma forma que parece cada vez mais promissora para a realização de vários novos projectos. Quem contribuiu para o projecto teve direito a uma edição em capa dura da história completa. Os restantes podem adquirir em formato comic (2 comics), onde o primeiro já se encontra disponível nas lojas de BD e tendo sido editado pelo selo "BOOM". É possível que haja edições, ou venha a haver, em capa dura deste livro, mas para já desconheço-as.

Por fim, há que salientar que após um novo boom de vampiros e depois zombies, parece que os contos de fada vieram para ficar durante uns tempos, que o digam a série "Once Upon a Time" e os três filmes sobre a branca de neve: "Mirror Mirror", "Snow White and the huntsman" e, mais recentemente, "Biancanieves".
No que toca a reinventar fábulas o rei, para mim, continua a ser o senhor Bill Willingham que em 2002 publicou pela Vertigo essa mítica série - que ainda continua - que é "Fables".


7 comentários:

Unknown disse...

Eu gostei bastante deste título em 2 comics. Mas não fica por aqui, não sei qual será a data de lançamento, mas haverá continuação. Boas notícias, portanto ;)

Loot disse...

Também já li o 2º e já vi que vai continuar. Ainda bem, isto soube a pouco :P

Vou continuar a seguir. E Fables já leste? Eu ainda gosto mais desse :P

Unknown disse...

Eu Fables tenho em standby há uns anos, isto porque tenho os TPBs 1,2 e 5... Como há aqui um buraco de títulos e muitos mais para ler depois, acabei por nunca pegar em Fables, se bem que sempre me despertou curiosidade. Mas um dia será, só não sei quando :D

O que andas a ler agora?

Loot disse...

Como te percebo, finalmente conclui a colecção de Lucifer, anos e anos :P

Agora ando viciadão em "20th century boys" outro que demorou o seu tempo a conluir são 22 volumes. Ainda mais 2 volumes intitulados 21st century boys (faltam-me estes).

O Rugas que foi recentemente editado cá, é fantástico, adorei.

Tb ando a seguir alguns títulos do new 52, do qual saliento o Batman.

Conclui tb a leitura do Passageiros do vento.

E comecei a seguir o East of West do Hickman (já saiu o #1), parece-me promissor. Tb li The Crow: Skinning Wolves, é porreiro, nada de extraordinário.

Ah e ando a seguir o return of luther strode, mas gostei mais do primeiro arco.

Mta coisa no fundo :P

Unknown disse...

Andas em grandiosa leitura :D

Dos que mencionaste, apesar de saber que aí andam, só tenho mesmo seguido um título dos New 52, "Detective Comics". Mas já vou desistir daqui a um número... começou a tornar-se meio monótono, um pouco previsível e o preço subiu. Ultimamente tenho notado uma série de comics a dispararem dos 2.99$ para 3.50$. Quando se compra cá, faz diferença...

Li todos os números #1 de The New 52, e ouve uma meia dúzia de coisas que me cativou mas acabei por não seguir. Gostei bastante do "I, Vampire", que sei que foi cancelado apesar de ser um título que era muito louvado... editorialices!... Fico à espera do TPB, que merece :D

Ando a ler bastante Star Wars, da colecção da Planeta DeAgostini e estou a adorar a época vintage da saga! O Chewbacca é sempre tão mal desenhado que dói, haha!

E pelo meio li "V for Vendetta", "Requiem", "Alix", muitos comics e mais uma série de coisas que já não me lembro...

Loot disse...

Tb ando a seguir o detective comics e tb já cancelei :P
Aliás cancelei tb o action comics (após o Morrison concluir o arco) e o Superman (que é dos poucos que se mantém a 2$99. Cortei-os para poder comprar outras coisas :P

O I Vampire tb já li alguns, pensi que ia gostar mais pelas críticas que li, mas é porreiro.

tb ando a fazer a colecção star wars mas ainda não comecei a leitura :P

O V é dos meus favoritos, Alix nunca li. Requiem é o cavaleiro vampiro? gosto mto desse :D

Unknown disse...

Yep, Requiem é o Vampire Knight! :D
É acima de excelente!

Também vários da colecção Marvel II, "Iron Man - Extremis", "Wolverine - Arma X", "Dinastia de M" e "Guerra Civil" (que em comics tenho todos os títulos abrangidos por este evento), para ver como estava a tradução. Até aqui gostei de todos, sendo que "Guerra Civil" tem muitas pontas soltas propositadamente, para que os leitores comprassem mais comics...

Ando a ler aos bochechos os "Contos Inacabados" do Tolkien, para ver se há mais buracos que se preenchem naquele mundo imenso.