quarta-feira, dezembro 18, 2013

Doctor Who - Temporada 3



There's no such thing as an ordinary human.
The Doctor


SPOILERS

A recta final desta temporada foi tão emocionante que nem me estou a lembrar de como tudo começou. É preciso acalmar, respirar e cá vamos nós.

Depois de nos termos despedido de Rose, uma estranha mulher vestida de noiva surgiu inesperadamente na Tardis, seu nome: Donna Noble. Pensava que Noble iria ser a próxima Companion do Doctor, mas foi-o apenas durante o especial de Natal, é pena. Tudo à volta desta personagem foi uma surpresa, não só o seu aparecimento, como a sua própria personalidade. Esta não era a Companion que imaginaria (apesar do meu conhecímento mínimo ainda) a aliar-se com o Doctor e por isso é que funcionou tão bem. Gostei particularmente da sua atitude que não mostrou qualquer problema em dar dois pares de estalos ao Doctor, que por vezes bem precisa.

Depois de nos despedirmos dela, entra em cena Martha Jones, cuja actriz já tinha surgido na segunda temporada, mas a interpretar uma personagem diferente (dizem que uma prima). Jones já entra num registo mais próximo ao de uma Rose e a personagem sofre mais por isso. Ela é jovem, bonita (até agora é a Companion mais linda) e fascinada pelo Doctor, mas todos nós - incluído a própria série - ainda estamos de luto pela loira. Por isso é que acho que a opção de uma Companion como a Donna, nesta altura, teria sido mais proveitoso. Eu gostei da Martha, mas, infelizmente, nunca conseguiu sair da sombra de Rose. O que até faz sentido, ninguém queria que o Doctor se esquecesse dela assim tão rápido.

Após a primeira aventura destes dois, na Lua, o Doctor não aceita imediatamente Jones como sua Companion, oferecendo-lhe, pela ajuda, uma viagem na Tardis. Ûma viagem até ao passado para conhecer William Shakespeare, não foi mesmo nada mau, mas quem vê o passado, quer ver o futuro e com o tempo Jones torna-se oficialmente - com direito a chave e tudo - na sua fiel Companion, que muito lhe valeu nesta temporada.

No regresso do Doctor a "New Earth", as coisas estão muito diferentes desde a última vez que lá esteve com Rose. Aparentemente, devido a um vírus, aqueles que moravam à superfície morreram, com excepção da "The Face of Boe" e sua ajudante, que têm vindo a ajudar o resto dos sobreviventes. É, finalmente, neste episódio que Boe revela o seu famoso segredo ao "Doctor" e que consiste em: "You Are Not Alone". Apesar do Doctor desvalorizar isto, é impossível não pensar que existe a possibilidade de além dele termos outro Time Lord a vaguear pelo espaço e tempo. Outra curiosidade que surge no final da temporada é que "The Face of Boe" poderá ser um futuro Captain Jack Harkness, que desde que voltou à vida na primeira temporada, é imortal (parece que Rose fez mais do que queria).

Lembram-se do "The Cult of Skaro"? esse grupo secreto de Daleks safou-se no final da temporada anterior, tendo viajado no tempo e ido parar a  Manhattan em 1930. A fim de lutar pela sobrevivência da espécie, o líder dos Daleks decidiu assimilar DNA humano, tornando-se no primeiro Dalek Humano. Mas já tinhamos visto na primeira temporada o que o contacto com a nossa humanidade poderia fazer a estas criaturas sem sentimentos. De facto o Dalek Humano acaba por concluir que a via dos Daleks é errada e chega a dar a sua vida para defender isso. A possibilidade dos Daleks continuarem a sua existência assim era boa demais para ser verdade e, claro, não se pode perder um dos vilões icónicos. De qualquer das formas fica a sensação que se perdeu uma grande oportunidade aqui, a ideia é muito boa, mas o episódio nunca chega ao ponto certo, apesar de ser interessante o retrato do ambiente de uma América nos anos 30. Neste duplo episódio há que salientar a aparição do Spider-Man Andrew Garfield.

Depois de mais algumas aventuras - na Terra e no espaço - quando a série chega a "Human Nature" arranca com um fôlego que nunca mais perde. Neste episódio duplo (com "The Family of Blood"), o Doctor esconde-se na Terra, escondendo as suas memórias num relógio e alterando a sua fisionomia para a de um humano. Tudo isto para não enfrentar uma família de aliens que o procura para se alimentarem dele. Neste episódio temos o vislumbre de como o Doctor poderia levar uma vida humana, sendo um professor chamado John Smith que até encontra o amor. Quando a presença do Doctor é necessária, John Smith não quer abdicar desta vida que construiu, pois ao recuperar a sua memória, a pessoa que é hoje, morrerá. Adorei este confronto emocional de Smith, que acaba por dar a sua vida para salvar o mundo. No final, percebemos que o Doctor não se estava a esconder por receio, mas para poupar a família que o caçava. A ira de um Time Lord não é algo que facilmente se esquece.

Segue-se "Blink", que não é só o melhor episódio desta temporada, como um dos melhores da série. A criação dos sinistros "Weeping Angels" e a exploração das viagens no tempo neste episódio, foi nada menos do que épico. O Doctor poderá aparecer pouco, mas a sua presença fez-se bem sentir, a série tem uma atmosfera que é inconfundível. Quanto à protagonista é Sally Sparrow, interpretada por Carey Mullingan, que lidera muito bem uma das aventuras de maior suspense que a série nos trouxe. Este foi mesmo daqueles que mais me fascinou, arrisco-me a dizer que quem não gosta de "Blink" muito provavelmente nunca vai gostar de "Doctor Who".

Nos últimos três episódios, temos a season finale, que introduz um novo vilão. Depois dos Daleks e dos Cybermen, chegou a vez do "The Master" fazer a sua aparição. É aqui que vemos como tudo foi tão bem planeado ao longo da temporada, é que ainda antes de termos assistido à libertação do Master, já partes do seu plano começavam a decorrer no presente - é uma das vantagens de trabalhar com viagens no tempo. O Master é um Time Lord, que durante a grande guerra do tempo com os Daleks, escapou para um futuro longíquo, próximo do final do Universo (nenhum Time Lord tinha ido tão longe). Para escapar à morte escondeu-se aí recorrendo ao mesmo truque do Doctor, ou seja, guardando as suas memórias e transformando-se em humano. O seu nome é professor Yana que são as primeiras letras da profecia de Boe: You Are Not Alone. Em "Utopia" esta revelação foi qualquer coisa de fantástico. Ao Yada abrir o relógio assistimos assim ao regresso do Master, claramente um dos vilões mais perigosos do Doctor. Acho até agora esta foi a season finale mais terrífica, o Master preparou-se muito bem e a dada altura tudo parecia mesmo perdido. Na primeira temporada também, mas aconteceu tudo muito rápido, desta vez o tempo que o Master dominou na Terra foi muito maior e o seu plano ainda mais aterrador, mas se há coisa que esta aventura nos ensinou é que nunca devemos deixar de acreditar no Doctor. Claro que Davies mete o Doctor a vencer através de momentos Deux Ex-Machina, mas lá que ele consegue canalizar emoção nesses momentos, isso consegue.

Gostei muito de ver o Derek Jacobi como professor Yada e posteriormente como Master. Tenho pena que não tenha tido mais tempo de antena, pois a personagem recorreu rapidamente à arte da regeneração mudando de corpo para o actor John Simm, que também esteve excelente na pele deste insano Time Lord.

Outra excelente notícia, é que nestes três episódios finais tivemos o regresso do grande Captain Jack Harkness que actualmente se encontra a trabalhar em "Torchwood" uma equipa muito diferente daquela que o Doctor conheceu.

No final, mais uma despedida, a de Martha Jones. Ela compreende que o seu amor pelo Doctor não será correspondido e prefere dedicar-se a ela e à família, do que continuar a segui-lo na esperança de que, um dia, ele olhe para ela de forma diferente. Terminamos assim a terceira temporada, há semelhança da segunda, com um Doctor sozinho e a partir para novas aventuras. Antes de viajar ainda assistimos a um acidente, parece que o Titanic esbarrou com a Tardis, mas para saber mais só no especial de Natal e isso já é a 4º temporada.

5 comentários:

Vidazinha disse...

A Rose que me perdoe mas a Donna Noble é a minha companion preferida.

Loot disse...

Vi hoje o episódio do seu regresso :D

Ricardo Baptista disse...

Quero chamar a atenção para o especial Children in Need que ocorre após o final de temporada e o especial de Natal. É só ir aqui: http://www.youtube.com/watch?v=szuP0oBZX4g

Loot disse...

Obrigado Ricardo, mas esses episódios são após a terceira ou quarta temporada?

Abraço

Loot disse...

Ok já devia ter visto o children in need, mas os especiais de Natal tneho visto todos.