sexta-feira, maio 23, 2014

The Playboy


Desta vez "viajei" até ao Canadá para conhecer o trabalho de Chester Brown com este seu The Playboy. A ínicio pensei que ia mergulhar aqui na historia de um qualquer Don Juan ou Casanova, mas afinal a palavra Playboy refere-se mesmo à revista.

Brown utiliza os meios da BD para viajar no tempo e nos contar um pouco da sua adolescência, em particular a fase em que a sua sexualidade começa«ou a despertar, a fase em que começou a comprar - às escondidas - a revista Playboy. É um retrato muito sincero que não terá sido nada fácil ao autor abordar, Brown explora aqui uma série de temas que ainda hoje serão considerados tabu para muitos. A associação entre o nosso desejo sexual e sentimentos de culpa e vergonha, não são de todo estranhas quando pensamos, citando um exemplo, em famílias cuja educação católica é muito rigorosa, mas não só. A partir destes momentos vamos conhecendo o crescimento do autor e como estas experiências o marcaram na vida, bem como ao seu futuro relacionamento com mulheres. Brown acaba também por referir o momento em que pela primeira vez se viu obrigado a confrontar o facto de ser racista, mais uma característica proveniente do meio em que se encontrava.

É um livro fantástico, em que o autor pega num tema que lhe é particularmente sensível e o explora com bastante honestidade. A forma como o Brown se dirige à sua "versão passada", sempre com algum sarcasmo na ponta da língua, também é digna de nota, não só pelo humor, mas porque é representativa da posição do autor, no presente, em relação a estes assuntos.

Estou mais do que convencido, Chester Brown é um nome a seguir com muita atenção.




Sem comentários: