domingo, novembro 02, 2014

ohZona - Comic Transfer 2014



O "comic transfer" trata-se de um projecto do Goethe Institut que tem por objectivo promover o intercâmbio entre autores da Alemanha e de outros países.

Este ano o intercâmbio incidiu sobre as publicações independentes de BD e um dos convites para participar acabou por chegar até mim. De um lado temos a revista "Zona" - a representar Portugal - enquanto do outro a "oh Magazin" - publicação alemã. É a partir da fusão entre estas duas revistas que nasce a "ohZona".

O livro é inspirado nessa época de festejos e excessos que é o Carnaval, sendo dividido em duas partes. A primeira debruça-se sobre o Carnaval do Norte de Portugal, contando com o desenho de Caroline Ring, Lew Bridcoe e Rui Alex, com argumento da minha autoria. Na segunda parte visitaremos o lado do Carnaval de Colónia através da escrita de Christoph Mathieu e com desenhos de Asja Wiegand, Fil e Miguel Santos. É de salientar ainda a questão linguística. A "ohZona" terá a primeira parte escrita em portguês e a segunda em alemão, mas todas as histórias contarão com legendas em inglês.


Aproveito este texto para expressar o meu agradecimento a toda a equipa, porém, em particular ao Fil pelo voto de confiança ao me convidar a participar. Até à data a minha maior BD tinha 5 páginas e a partir de agora terá 32. Foi um grande desafio esta aventura e espero ter estado à sua altura. Pelo menos a participação é algo que nunca esquecerei.

Para já revelarei apenas esta fantástica capa que é da autoria de Yi Luo, mas aguardem mais novidades sobre o projecto, onde iremos disponibilizar algumas imagens do interior.

Quanto ao lançamento, está apontado para o dia 9 de Novembro no festival de BD da Amadora.

Sem comentários: