sexta-feira, julho 24, 2015

Exposição "Quarto Interior" de Francisco Sousa Lobo



A exposição "Quarto Interior" de Francisco Sousa Loubo inaugura hoje às 18 horas. É da responsabilidade de Pedro Moura e está integrada numa nova programação da Bedeteca da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos (Amadora) intitulada, "Os 5 sentidos da banda desenhada". Em baixo segue a nota de imprensa.


Amadora, 24 de Julho de 2015 - A exposição "Quarto Interior" de Francisco Sousa Lobo, inaugura hoje e pode ser visitada até dia 26 de Setembro, na Bedeteca da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos. 

Integrada no ciclo programático “Os Cinco Sentidos da Banda Desenhada” da Bedeteca, cujas áreas de intervenção são: Ver, Fazer, Ler, Discutir, Pensar, e com curadoria de Pedro Moura, esta é a primeira exposição da área Ver. Ao mesmo tempo, é lançado um caderno para cada exposição, permitindo uma colecção destes exemplares. 

Composta por diversas pranchas de obras de Francisco Sousa Lobo, autor de BD português que vive e trabalha em Londres, esta exposição retrospectiva, “Quarto Interior”, cujo título foi inspirado no título do poema de Fiama Hasse Pais Brandão, é composta por diversas obras do artista, essencialmente dos últimos anos, como "O Desenhador Defunto" (Chili com Carne, 2013), "I Like your Art Much" (Auto-edição, 2015), "O Problema Francisco" (Fundação Calouste Gulbenkian, 2015) ou "A Private View" ("Art Review", 2014). 

O trabalho do autor explora a autobiografia e a instrospecção mas também a ficção; faz igualmente reflexões profundas sobre a arte da banda desenhada. 

Segundo Pedro Moura, “a natureza paradoxal em termos de intensidade emocional da obra de Lobo fá-lo lavrar narrativas de natureza contraditória, que tanto poderíamos denominar como “psicodramas tranquilos” como “apatias trágicas”. “Introspecção” não é a palavra correcta: é um espaço, um quarto interior, que permite várias cartografias.” 

Quarto Interior
Na cómoda algumas gavetas 
com os caprichosos guinchos da madeira 
não só entoavam sons como aspergiam 
o ar de antiquíssima alfazema. 
Moviam-se devagar para o regaço, 
aceitavam escassamente a luz, 
gemiam até estancarem 
abertas e exalarem 
por fim a plena 
onda de aroma 
(Fiama Hasse Pais Brandão) 

Biografia
Francisco Sousa Lobo [n. 1973] 
Vive em Londres desde 2005. Faz BD desde 1980. Estudou e exerceu arquitectura durante dez anos. Agora trabalha em artes plásticas e banda desenhada e não consegue distinguir já bem as duas coisas. Expõe em Inglaterra e Portugal. Está a tirar o doutoramento (arte) em Goldsmiths College e colaborou com vários jornais universitários e com o Público. Também publica nas áreas da crítica artística e estética.

Sem comentários: